domingo, 27 de março de 2011

-Dia 11 de março: Tetê Espindola


Nascimento de Tetê Espíndola (Terezinha Maria Miranda Espíndola), cantora da MPB, em Campo Grande-MS, no ano de 1954.

Com voz de timbre e extensão incomuns, é uma artista que tem orientado seu trabalho através de incursões pela vanguarda, praticando experimentalismos com sons de pássaros, regionalismos e fusões do acústico com o eletrônico.


Tetê Espíndola (Teresinha Maria Miranda Espíndola), cantora, compositora e instrumentista, nasceu em Campo Grande MS, em 11/3/1954.
Originária de família de artista teve sua primeira craviola (instrumento de 12 cordas inventado por Paulinho Nogueira) em 1974.
 Iniciou-se musicalmente tocando esse instrumento no conjunto Luz Azul, em Campo Grande.
Em 1985 venceu o Festival dos Festivais, da TV Globo, com a canção Escrito nas estrelas, que se tornou um grande sucesso de execução e vendagem. Seguiu- se o LP Gaiola (Polygram, 1986), cuja música de maior sucesso foi Na Chapada (com Carlos Rennó), em dueto com Ney Matogrosso.
Como representante brasileira, participou em 1988 do festival The Concert Voice, em Roma, Itália.
 Em 1989 cantou no festival New Morning (Paris, França) e no Festival de Jazz da Bélgica.
 Posteriormente, recebeu uma bolsa da Fundação Vitae, para desenvolver projeto sobre a instrumentalidade da voz humana e a musicalidade dos pássaros da Amazônia e do Pantanal, que resultou no disco Ouvir (independente, 1991).
Em 1993 lançou o CD interpretativo Só Tetê (Camerati), que traz músicas de compositores como Djavan e Tom Jobim, e viajou por todo o país fazendo shows.
 Em 1995 foi lançado o CD Canção do amor (Luz Azul/JHO/Movieplay), totalmente acústico, no qual toca craviola em todas as faixas, trazendo convidados especiais, como seus irmãos Humberto, Geraldo e Alzira Espindola.
Em 2001 participou do CD "Acústico Brasil" juntamente com Amelinha e Cláudia Telles, entre outras, com versões acústicas para sucessos populares dos anos 1970 e 1980.
Mais recentemente e como produtora cultural, realizou, em 2006, a primeira expedição “Água dos Matos”, pela região Centro-Oeste do País.
 Seu mais recente trabalho se chama “E vá por ar”. Gravado ao vivo, reafirma sua proposta ecológica, agora com composições próprias e alguns parceiros especiais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui seu comentário!