quarta-feira, 30 de junho de 2010

João Guimarães Rosa, nasceu no dia 27 de junho de 1908.


João Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo (MG) a 27 de junho de 1908, foi
 contista, novelista, romancista, diplomata e membro da Academia Brasileira de Letras. 
Entre seus principais livros estão "Grande Sertão: Veredas", "Primeiras Estórias" e "Sagarana".

Saudades de tudo!

Saudade, essencial e orgânica,
de horas passadas,
que eu podia viver e não vivi!...
Saudade de gente que não conheço,
de amigos nascidos noutras terras,
de almas órfãs e irmãs,
de minha gente dispersa,
que talvez até hoje ainda espere por mim...

Saudade triste do passado,
saudade gloriosa do futuro,
saudade de todos os presentes
vividos fora de mim!... 
Guimarães Rosa
 
 
"O senhor… mire, veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam, verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso que me alegra montão."
João Guimarães Rosa
 
Quando escrevo, repito o que já vivi antes. 
E para estas duas vidas, um léxico só não é suficiente. 
Em outras palavras, gostaria de ser um crocodilo 
vivendo no rio São Francisco. Gostaria de ser 
um crocodilo porque amo os grandes rios, 
pois são profundos como a alma de um homem. 
Na superfície são muito vivazes e claros, 
mas nas profundezas são tranqüilos e escuros 
como o sofrimento dos homens."
guima_rosa.gif (2444 bytes)

Um comentário:

  1. Cultura é o fascínio do belo, e este Cantinho da Cultura nos traz o prazer de reviver os traços da "ultima flor do lácio inculta e bela..."

    ResponderExcluir

Olá, deixe aqui seu comentário!