terça-feira, 31 de maio de 2011

Lições da vida.

Lições da vida
Tudo aconteceu em uma noite, na década de sessenta, no Estado do Alabama, nos Estados Unidos.

Chovia de forma torrencial. Em verdade, se tratava de um tremendo temporal. Uma senhora negra estava ali, na estrada. O carro dela tinha enguiçado e ela precisava, de forma desesperada, de uma carona.

Completamente molhada, ela começou a acenar para os carros que passavam. Ninguém parava.

Finalmente, um jovem branco, que parecia não ter conhecimento dos conflitos raciais nos Estados Unidos, naqueles anos, parou para ajudá-la.

De maneira gentil, ele a colocou em um lugar protegido da chuva. Providenciou ajuda mecânica, de forma que seu carro pudesse ser rebocado até uma oficina para os consertos devidos.

Finalmente, providenciou um táxi para ela. A senhora parecia estar com muita pressa, apresentando-se nervosa. Mesmo assim, ela teve o cuidado de anotar o nome e o endereço completo do rapaz e lhe agradeceu muito.

Uma semana depois, o jovem foi surpreendido por um mensageiro que batia na porta de sua casa.

Em um bilhete bem dobrado, estava escrito:
Muito obrigada por me ajudar na estrada naquela noite. A chuva não só tinha encharcado minhas roupas, como também meu Espírito.
Foi então que você apareceu. Por sua causa e graças ao seu auxílio, consegui chegar até meu marido, antes que a morte o levasse. Deus o abençoe. Sinceramente, Mrs. Nat King Cole.

* * *
A pessoa que nos roga auxílio, em qualquer circunstância é sempre alguém que carrega consigo problemas difíceis. É possível que não tenhamos condições de descobrir as suas necessidades maiores, nem seu drama íntimo.

Mesmo assim, auxiliemos tanto quanto possamos. Um rosto carregado, que normalmente identificamos como sendo de uma pessoa de mal com o mundo, pode simplesmente traduzir a dor moral de alguém que se considera abandonado, solitário, sem ninguém.

Uma face atormentada, que imaginamos de alguém dado a viciações, por vezes está expressando a tormenta íntima de quem deseja socorro e não sabe se expressar.

Desta forma, auxiliemos sempre, a quem quer que seja, sem indagar sobre o tempo, hora ou local.

* * *
Sem quaisquer recursos especiais você pode renovar as esperanças de alguém.

Você pode avivar o clarão da alegria onde a provação esteja roubando a tranquilidade.

Você pode atear o calor do bom ânimo onde a coragem esteja desfalecendo.

Você pode colocar a flor da paciência no espinheiro da irritação.

Você pode, enfim, preparar o caminho para Jesus, nos corações distantes da verdade, simplesmente pronunciando boas palavras de esperança e de amor.

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui seu comentário!