terça-feira, 23 de agosto de 2011

Noni: a planta que cura 27 enfermidades


 
O que e o Noni?
 O Noni (Morinda citrifolia) foi descoberto na Polinésia Francesa e Havaí e tem sido utilizada com êxito há mais de 2000 anos em outros países. Atualmente é bastante consumido nos Estados Unidos, no Japão, na China, na Índia, na Austrália e em grande parte da Europa. Cultivada em solo vulcânico sem poluição, é uma fruta com propriedades terapêuticas/preventivas. É uma planta extraordinária que combate os efeitos do envelhecimento, que começam a aparecer na meia-idade, que vão desde as dores mais simples, a falta de energia e as insônias aos desafios mais sérios como diabetes, pressão alta e artrite.
Muitos pesquisadores estão estudando os efeitos do Noni e já comprovaram, com 75% de eficiência, os efeitos positivos para a cura de 27 enfermidades.

O fruto noni, que lembra uma graviola ou fruta do conde, é transformado em suco e misturado com suco de uva ou goiaba, em proporções já estabelecidas. O suco combate, entre outras doenças, artrite, artrose, reumatismo, diabetes tipo 1 e 2, dores de cabeça, impotência sexual, perda de peso e hipertensão. A planta pode chegar a três metros de altura e produz durante o ano inteiro.

O professor do curso de Agronomia e coordenador do Núcleo de Plantas Aromáticas e Medicinais da UFPI, Francisco Rodrigues Leal, diz que o noni já tem seu espaço garantido na Fitoterapia. “É uma fruta com um sabor e um cheiro diferentes que, aos poucos, a gente se acostuma. No seu país de origem, a fruta é largamente consumida in natura, como nós comemos a goiaba aqui”, comentou o professor.

De acordo com informações de Francisco Leal, o noni funciona porque tem como princípio elevar a imunidade da pessoa e recuperar as células danificadas. “Além, é claro de toda a riqueza de vitaminas e aminoácidos contidos na fruta”, disse. O concentrado deve ser feito na seguinte proporção: 89% da polpa da fruta e 11% de suco de uva ou goiaba. “Se o paciente fizer em um copo de 100ml deve usar 60% de polpa e 40% de suco de uva ou goiaba”, disse.

A empresária Margarida dos Santos, de 55 anos, já pagou caro pela garrafa de suco comercializada no Brasil. “Comprei a garrafa em São Paulo. Eu sofria de refluxo gastro-esofágico e depois de 15 dias tomando o suco o problema começou a diminuir — já o remédio não tinha adiantado. O bem-estar aumentou, a pele melhorou bastante e meu cabelo parou de cair como vinha acontecendo de forma dramática. Já tomo o suco há três meses, de manhã em jejum”, informou.

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás e de vários outros estados brasileiros proibiram a comercialização do suco vendido no Brasil, exatamente por causa da não comprovação da segurança da Anvisa. Controvérsias à parte, quem faz uso do suco do noni diz que seus efeitos são únicos e não se arrependem de tomar, diariamente.






Um comentário:

  1. lamentavél, que neste País, ainda tem governo que deixa os grande laboratórios, comandar tudo, e não querem que o povo se cure, primeiro, querem acabar logo com as florestas, porque sabem que lá tem plantas medicinais, barram tudo e qualquer evidência de plantas que curam, e mais, médicos ganham para receitar "remedios" quimica doida que só remedia e não cura nada, piora outra parte do organismo da pessoa, veja plantas naturais, quando usada por fitoterpia com conhecimento cura mesmo, não é remedio é planta medicinal a anvisa por sua vez faz a vontade dos grandes laboratórios e não deixa produtos naturais serem aprovados no brasil, para não dar prejuizo a laboratórios, senão o povo não é bobo, planta medicinal é melhor que remédio não é mesmo so usar com acompanhamento de pessoa especializada, também e tem conhecimento de planta, não usar qualquer coisa que te disserem, né! a sua saude é preciosa, e plantas usadas de maneira errada pode matar, ou acabar destruindo se figado, causando uma cirrose. use plantas medicinais com acompanhamento de agentes de saude de seu municipio! a melhor maneira de se previnir contra plantas erradas e doses elevadas de remédios caseiros! procure orientação tem sempre alguém pra te orientar!

    ResponderExcluir

Olá, deixe aqui seu comentário!