quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Reflexão sobre a caridade.


  • Mensagem: O Crucifixo de Prata
    Certa manhã, na cidade de Siena, Catarina estava indo para a missa na igreja de São Domingos. As ruas ainda estavam escuras, mas o sol já dava toques de ouro nos telhados e torres da cidade. Catarina olhava a luz do sol nascente quando surgiu alguém que pegou em seu casaco. 
    - Por favor, me ajude - sussurrou uma voz. Ao se virar para o dono da voz, ela viu um homem encostado à parede; tão magro e pálido que mal se agüentava em pé.

    - De que você precisa? - perguntou ela caridosamente.
    - Preciso de ajuda para viajar - respondeu o homem.
    - Moro muito longe, lá na montanha, e vim aqui procurar trabalho. Mandei tudo para minha esposa comprar comida aos filhos. Preciso de dinheiro para comer alguma coisa e recobrar minhas forças.
    - Daria de todo coração - murmurou Catarina - mas sou apenas uma irmã da Ordem de São Domingos e não tenho dinheiro.

    Ia seguindo seu caminho quando o homem tocou suavemente novamente em seu casaco.
    - Por favor, me ajude! - insistiu ele - preciso de muito pouco.

    Catarina olhou-o com piedade.
    Não queria ignorar o pedido, mas que podia fazer? Já dera tudo que possuía. Seus pais eram bondosos, mas não podia pedir que descem o que tinham a um perfeito estranho. E havia tantos... tantos necessitados além desse homem...

    Rezou pedindo auxílio, os dedos cruzados sobre o pequeno crucifixo de prata que usava desde menina, e que sempre segurava quando voltava o pensamento para Deus.

    De repente, teve a solução. É verdade que era apenas uma cruzinha do tamanho de uma moeda, já um tanto gasta por tantas vezes tomá-las entre as mãos. Mas, sendo de prata, ele poderia vender... comprar comida e voltar para casa.

    Pôs o crucifixo nas mãos do homem e apressou o passo para chegar a tempo da missa. Embora tivesse dado o objeto que mais prezava, sentia o coração leve e feliz como se tivesse recebido um presente valioso. Ao se ajoelhar na igreja, aconteceu uma coisa muito estranha. Catarina viu-se num amplo salão de teto em arco, cheio de belos tesouros. No meio deste salão estava JESUS, trazendo na mão o mais belo de todos os objetos - uma cruz de ouro cravejada de pedras preciosas, tão refulgentes de glória que lhe enchia os olhos.



    - Veja esses tesouros - disse o Senhor - são as mais belas ações dos homens, praticadas em meu nome.

    Catarina ficou encantada diante daqueles tesouros, mas um desejo aflorou em seu coração e ela disse:
    - Oh, Senhor! Sou apenas uma pobre irmã. Nada posso oferecer que encontre lugar entre tais maravilhas.

    Jesus sorriu e, levantando a cruz, disse:
    - Já viu esta cruz, Catarina?
    - Não, Senhor. Nunca vi nada tão maravilhoso.

    E à medida que fixava o olhar na jóia, sentiu-se encher de imensa alegria, pois no centro da cruz, no coração mesmo do resplendor de luz, ela viu o pequeno crucifixo de prata que tinha dado ao homem na rua. E enquanto a visão ia esvaecendo, uma voz soou em seus ouvidos:
    - Aquilo que fizeres a teus semelhantes, ainda que seja o último deles, a mim estarás fazendo.

  • Ajudar, sem esperar ajuda.
    Amar, sem esperar amor.
    Agasalhar, sem esperar o agasalho.
    Aquecer, sem esperar ser aquecido.
    Deixa o amor entrar em vc, em seu coração.
    Deixe o orgulho de lado e ampare, acalente, sem esperar nada em troca e lembre-se sempre quea caridade não é só praticarmos o bem para mostrarmos ao mundo o quanto somos caridosos, a caridade começa dentro de nossa casa, com nossa família, respeitando cada um que está perto de nós. Sermos tolerantes, pacientes, saber ouvir, falar...

    Ama, pois serás amado, se doe...Sempre que puder 
    Estenda às mãos...precisamos nos lembrar que caridade não é apenas dar dinheiro
    .Fale com o necessitado com carinho
    Para que sua voz,
    Transmita um pouco de paz, de harmonia
    Para que sua voz,
    Vare a escuridão
    E dê a sensação
    De que eles não estão sozinhos,
    De que não foram esquecidos
    Abra o seu coração e Vamos aproveitar a oportunidade de amar e sermos amados. Todos somos irmãos, filhos do mesmo Pai, não há necessidade de rivalidade, somos nós que dirigimos nossa vida para evolução maior.

    Pratiquemos a caridade, seja ela moral ou material, o importante é que ela faça parte de nossas vidas.
    A miséria nos rodeia, e não falo da miséria de valores materiais, refiro-me mais à miséria moral, mental, espiritual, de que todos padecem em maior ou menor grau, mas todos padecem.
    Pratiquemos a caridade, poderemos até começar por nós mesmos, pois se bem repararmos, talvez sejamos nós os mais necessitados de amparo e caridade fraterna e amiga.
    Comecem a remanejar seus sentimentos, e quando se sentirem fortes e seguros, passem a ajudar o seu próximo com toda a força e fé que puderem tirar de dentro de si.
    Deus os ampara em todos os momentos de suas vidas, tenham fé, doem-se, pratiquem a caridade e tenham a certeza de que tudo ao seu redor se tornará mais límpido, claro e energizado.
    Tenham fé, acreditem no amparo do Pai Supremo e doem-se, doem-se muito, todos os dias de suas vidas.
    Fiquem com Deus.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Olá, deixe aqui seu comentário!