sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

-Dia 03 de dezembro: Pessoas com deficiência

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Saudações a todos os portadores de deficiência, exemplos maiores para nós outros ! Em 1992, no final da Década das Pessoas com Deficiência (1983-1992), a Assembléia Geral da ONU proclamou 3 de Dezembro como 'Dia Internacional das Pessoas com Deficiência' (resolução 47/3). A Década fora um período de tomada de consciência e de adoção de medidas para melhorar a situação das pessoas com deficiência e para promover a igualdade de oportunidades. Posteriormente, a Assembléia Geral pediu aos Estados Membros que celebrassem, todos os anos, o Dia Internacional, tendo em vista favorecer a integração das pessoas com deficiência à sociedade (resolução 47/88).

                                                           

O objetivo do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é o de fomentar a efetiva inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, adequando todos os setores sociais às necessidades delas em respeito aos direitos humanos que quase sempre ainda lhes são negados em todo o mundo.

                          

 O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência tem gerado maior conscientização a respeito da imagem, das potencialidades, das necessidades e das contribuições de pessoas com deficiência para a melhoria da qualidade de vida para todos no mercado de trabalho, na escola e em outros setores.
                                                          
 Penso que a observância do Dia não precisa resumir-se a um único dia de celebração. Ele pode e deve ser aproveitado como um ponto de referência para se realizar uma série de atividades em toda a sociedade durante 12 meses por ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui seu comentário!