segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Reflexão: O valor de uma amizade


Um dia, quando eu era calouro na escola, eu vi um garoto de minha sala indo para casa depois da aula. Seu nome era Paulo, carregava todos os seus livros.


Eu pensei: "Por que alguém levaria todos os livros numa sexta-feira? Deve ser um C.D.F".

Meu final de semana já estava planejado (festa e um jogo de futebol com meus amigos), então eu dei de ombro e segui meu caminho.

Conforme eu ia caminhando, vi um grupo de garotos correndo na direção dele. Eles o atropelaram, todos os seus livros caíram e seu óculos voou e caiu na grama alguns metros de onde ele estava. Ele ergueu seu rosto e eu vi uma terrível tristeza em seus olhos. Meu coração se penalizou, corri até ele para ajudá-lo, enquanto ele engatinhava, procurando por seu óculos, e eu pude ver uma lágrima em seu olho. Entreguei-lhe o óculos e disse:

- "Aqueles caras são uns babacas". Ele me agradeceu. Vi um grande sorriso em sua face. Era um daqueles sorrisos que realmente mostra gratidão. Por coincidência ele morava perto de mim. Nós conversamos por todo o caminho e ele se revelou um garoto bem legal. Eu perguntei se ele queria jogar futebol no sábado comigo. Nós ficamos juntos por todo o final de semana e quanto mais eu conhecia o Paulo, mais gostava dele. Chegou à segunda-feira, e lá estava o Paulo com a mesma quantidade de livros. Eu o parei e brinquei dizendo que ficaria musculoso carregando esses livros todos os dias. Ele sorriu e me entregou a metade dos livros. Paulo e eu nos tornamos os melhores amigos. Quando estávamos nos formando começamos a pensar na faculdade. Mesmo nos separando eu sabia que seríamos sempre amigos. Paulo era o orador oficial de nossa turma, ele teve que preparar um discurso de formatura. Eu estava super contente em não ser eu quem deveria subir no palanque e discursar.

No dia da formatura eu vi Paulo. Ele estava ótimo, mais encorpado e realmente tinha uma boa aparência, mesmo usando óculos. Ele saía com mais garotas do que eu e todas as meninas o adoravam. Às vezes eu até ficava com inveja. Eu podia ver o quanto ele estava nervoso. Então dei uma tapinha nas costas dele e disse:

- "Ei, garotão, você vai se sair bem!".

Ele olhou para mim com aquele olhar (olhar de gratidão) e sorriu...

- "Valeu", ele disse.

Quando ele subiu no oratório, limpou a garganta e começou a discursar:

-"A formatura é a época para agradecimento à aqueles que ajudaram você durante estes anos duros. Seus pais, seus professores, seus irmãos, talvez até um treinador, mas principalmente aos seus amigos. Eu estou aqui para lhes contar uma história".

Eu olhei para o meu amigo sem conseguir acreditar enquanto ele contava a história sobre o primeiro dia em que nos conhecemos. Ele havia planejado se matar naquele final de semana. Ele contou a todos que não tinha amigos e então revelou como havia esvaziado seu armário na escola, para que sua mãe não tivesse que fazer isso depois que ele morresse, e estava levando todas as suas coisas para casa. Ele olhou diretamente nos meus olhos e me deu um pequeno sorriso.

- "Felizmente eu fui salvo. Meu amigo me salvou de fazer algo inominável".

Eu observava o nó na garganta de todos da platéia durante aquele seu momento de fraqueza. Eu vi sua mãe e seu pai olhando para mim e sorrindo com aquele ar de gratidão. Até aquele momento eu jamais havia me dado conta da profundidade do sorriso que ele me deu naquele dia...

Nunca subestime o poder de sua ações. Com um pequeno gesto você pode mudar a vida de uma pessoa, para melhor ou pior. Deus nos coloca nas vidas uns dos outros para que tenhamos um impacto sobre o outro de alguma forma.

Procure o bem nos outros.

"Amigos são anjos que nos deixam de pé quando as nossas asas têm problemas em se lembrar de como voar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui seu comentário!