segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

-Dia 13 de dezembro: Luiz Gonzaga

Nascimento de Luiz Gonzaga (Luiz Gonzaga), cantor e compositor da MPB, em Exu-PE, no ano de 1912.

Luiz Gonzaga do Nascimento [1] (Exu, 13 de dezembro de 1912 — Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o "rei do baião". É considerado mestre do cantor Dominguinhos.
Nasceu na fazenda Caiçara, no sopé da Serra de Araripe, na zona rural de Exu, sertão de Pernambuco. O lugar seria revivido anos mais tarde em "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições. Seu pai, Januário, trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão (também consertava o instrumento). Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-lo. Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sul do Brasil. O gênero musical que o consagrou foi o baião. A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, que compôs em 1947, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira
A época dourada do baião transcorreu aproximadamente de 1945 a 1955, período em que Luiz Gonzaga conquistou e consolidou uma imensa popularidade tanto nas zonas rurais como nos centros urbanos do país.

No final da década de 40, ele já era um dos maiores astros nacionais, graças principalmente ao estrondoso sucesso da toada da canção acima citada: "Asa Branca". Nos primeiros anos da década seguinte, deu início às grandes excursões que caracterizaram sua carreira dali para frente, cruzando o Brasil de ponta a ponta para divulgar sua música.
Em 11 de abril de 1945, Luiz Gonzaga gravou sua primeira música como cantor, no estúdio da RCA Victor: a mazurca Dança Mariquinha em parceria com Saulo Augusto Silveira Oliveira.
Gonzaga sofria de osteoporose. Morreu vítima de parada cardiorrespiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui seu comentário!