segunda-feira, 5 de julho de 2010

Dia 30 de junho de 2002: Data do falecimento de Francisco Cândido Xavier

 
  Francisco Cândido Xavier nasceu em Pedro Leopoldo, cidadezinha próxima de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, em 2 de abril de 1910.
   A influência de Chico Xavier, como pessoa e como médium, foi muito grande no relacionamento humano em nosso país e está a merecer um estudo sociológico profundo e abrangente. Essa influência é nítida nas instituições espíritas que tem procurado atender aos marginalizados: crianças desvalidas, velhos abandonados, doentes e sofredores sem recursos.
    A sua liderança sempre foi diferente, como afirmou o sociólogo Cândido Procópio em entrevista a médicos espíritas, na década de 70. Ela resulta da bondade e da humildade, diferentemente de tudo o que é usual na Terra.
 É por isso que numa pesquisa realizada pela revista Veja foi dito que ele era  o único religioso que estava entre as 20 pessoas mais lembradas pelos brasileiros — 66% — como capaz de lhes dar alegria e felicidade. Em 1981, ele foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, com milhões de assinaturas. Não recebeu a premiação, mas teve no Brasil, grandes manifestações de carinho e reconhecimento como autêntico homem da paz.
    O traço marcante de Chico Xavier foi o seu amor pela humanidade. Partilhamos da assertiva de Gandhi: "quando um único homem chega à plenitude do amor, neutraliza o ódio de muitos milhões".
Chico Xavier, que fez tantas previsões para tanta gente, conseguiu satisfazer seu último desejo. "Quero morrer num dia em que os brasileiros estiverem alegres, para amenizar a minha perda. Não quero ir embora deixando tristeza nesse povo sofrido e sim, felicidade".
Este foi o desejo que Chico Xavier expressou ao filho adotivo, Eurípedes Humberto, de 50 anos, semanas antes de morrer.
E ele não poderia ter escolhido um dia melhor, pois foi no dia que o Brasil comemorou o pentacampeonato conquistado pela Seleção Brasileira,  que ele partiu deste mundo, no dia 30 de junho de 2002.
O médium mais conhecido do país morreu aos 92 anos, vítima de uma parada cardíaca. Foi encontrado em seu quarto pelo filho, Eurípedes. O médico da família, Eurípedes Tahan, foi chamado mas  nada pôde fazer. "Foi uma morte a seu estilo, bem serena, ele nem chegou a sentir dor", disse o médico.
Eu, Noemy Cardoso, tive a sorte de tê-lo conhecido, não trocamos nenhuma palavra, mas aquele olhar penetrou no fundo dos meus olhos e tive a certeza de ter visto um ser iluminado nunca presenciado em outra ocasião por mim.
Até um dia, saudoso Chico!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui seu comentário!